UMA HISTÓRIA PORTUGUESA


            Eu tinha sete anos. E apesar de se terem passado mais de trinta anos, lembro-me daquele dia em detalhes.
            Logo pela manhã, papai colocou-me no carro e, sem me dizer aonde íamos, dirigiu longo tempo em direção ao Alentejo, de onde era originário, parando na área rural de Elvas.
            O sítio no qual parou era um criadouro de ovelhas.
            Após descer do carro e cumprimentar o proprietário, disse-me:
            − Escolha uma!
            Fui colocado em um cercado com dezenas de ovelhas ainda novas. Enquanto papai conversava com o criador das ovelhas, fui brincando com elas e acabei por me afeiçoar a uma em particular, que brincava comigo forçando sua cabeça contra meu corpo.
            Quando papai perguntou-me qual eu havia escolhido, não tive dúvidas e apontei a minha preferida.
            Pensei que a levaria para casa, mas papai combinou com o proprietário para que a entregasse no sábado seguinte em casa, completando:
            − Domingo é aniversário aqui do miúdo!
            Chegado o domingo, à hora do almoço toda a família posta à mesa, mamãe entrou na sala de jantar com uma grande travessa com um assado. Os convidados aplaudiram. Papai, então, disse-me:
            − Eis a ovelha que escolheste!
            Naquele dia decidi-me a ser vegetariano. E descobri que o amor às vezes pode ser perigoso.


Nenhum comentário: